Saturday, December 23, 2006

Dia dos direitos humanos: Um marco no SCORP-IFLMS

By Thatyana Ernani (Brazil). Translations: English.

Dia-dos-Direitos-HumanosO Dia dos Direitos Humanos foi marcante na história ainda recente do SCORP – IFLMS. As atividades do SCORP, até então, estavam limitadas ao comitê local da Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA. Nesta data especial para o SCORP, entretanto, outros dois comitês locais, da Universidade Federal do Ceará – UFC e Universidade Federal de Pernambuco – UPE, também comemoraram o Dia dos Direitos Humanos.

A UFC, em parceria com a Associação Comunitária de Ajuda Mútua do Pirambu – ACAMP, visitou a favela de Pirambu, uma das maiores da América Latina. No sábado, dia 9, junto com o fotógrafo social Robson Oliveira, os alunos conheceram e fotografaram cenas cotidianas da favela. As cenas foram chocantes: crianças brincando em lixões, um grupo de jovens tomando banho numa praia imunda e assim por diante. Ao longo da caminhada, os alunos da UFC conversavam com os moderadores – e só destes receberem atenção, ficavam muito contentes.

No domingo, dia 10, na sede da ACAMP, os alunos almoçaram feijoada com representantes da Central Única das Favelas – CUFA, do Movimento dos Sem-Terra – MST e com membros da comunidade. Ana Débora Uchoa Soares, participante da UFC, descreveu o restante do dia assim:

“Depois houve uma breve reunião, onde mostramos o filme com a apresentação das fotos e discussão do assunto! Essa parte foi muito boa! Ouvir opiniões DIFERENTES de grupos DIFERENTES é uma experiência engrandecedora! Daí veio a hora dos jogos! Basquete na pracinha, vôlei na praia! E é claro os membros da IF jogando! Foi a tarde inteira de recreação, hip hop (isso msm.. teve até hip hop com os mano e as mina;)) e microfone aberto pra quem quisesse reivindicar algo! A noite houve o momento mais lindo... Colocamos pendurado num barraco na pracinha um lençol branco e projetamos as imagens feitas no dia anterior. Sabem o que é ver o olhinho das crianças brilhando vendo a foto delas sendo projetadas para todos verem?”

Os moradores ficaram muito felizes com a visita dos alunos da UFC, agradeceram bastante e o filme que foi gravado já foi enviado para a prefeitura de Fortaleza, exigindo ações na área de Pirambu. E claro, os alunos ficaram ainda mais motivados para continuar com atividades do SCORP no comitê deles!!!

Na UPE, a campanha aconteceu apenas no dia 10, assim como na FAMEMA. Como a maioria dos alunos de lá já estava de férias, as atividades foram mais simples – mas nem por isso menos significativas!

No pátio do espaço cultural da UPE, foram distribuídas cópias da Declaração Universal dos Direitos Humanos, enquanto um LORP, o Diego, cantou e tocou músicas relacionadas aos direitos humanos e paz.

SCORP-IFMSA... Espero um dia poder dizer que destes dois outros comitês que abriram o SCORP, mais outros dois da IFLMS sintam-se motivados, e que cada um desses motive mais dois, e assim sucessivamente, até que todos os comitês locais da IFLMS tenham um SCORP muito ativo!

0 comments: